Qual o nível de maturidade digital do seu negócio?

Atualizado: 17 de jan. de 2020

Já se tornou impossível negar que o contexto digital evoluiu de tal maneira que afetou todo o mundo dos negócios. Os novos hábitos enraizados nos consumidores que, desde pequenos, brincam com os mais diversos equipamentos tecnológicos já não podem mais ficar de fora do marketing da empresa.


Nessa era de conectividade, todos estão procurando uma maneira de ver, ser vistos e ter sucesso comercial. E esse desejo em ter retorno comercial com mais vendas e mais leads para ter resultados positivos, deve vir acompanhado de um bom plano de ação.


No entanto, antes de escolher a estratégia que vai gerar vendas é preciso identificar em qual estágio de maturidade digital o seu negócio está.


💡 Veja bem!


Supondo que a empresa está há 10 anos no mercado e nunca investiu em marketing digital, a ação mais adequada aqui seria criar uma presença digital com site e um bom SEO. Agora, se a empresa, que está há 10 anos no mercado, investe em marketing digital e busca ampliar sua base de clientes, além da presença digital (que é uma ação básica), adotar uma estratégia de Inbound Marketing vai garantir a distribuição do conteúdo de valor para o cliente ideal.


Note que as empresas precisam de ações com estágios diferentes mas com o mesmo objetivo, gerar mais vendas. Basicamente a primeira empresa precisa de ações para “existir” na internet, enquanto a segunda empresa, precisa de ações para expandir digitalmente.


gif

Nesse sentido, fazer o check up do negócio facilita e orienta os próximos passos, além de identificar os gargalos e oportunidades para alavancar as vendas.


🔍 Você pode começar fazendo uma lista dos canais onde sua empresa está.

  • Site

  • Facebook

  • Instagram

  • Youtube

  • Email

  • Linkedin

🔍 Depois de listar os canais, estude qual deles te traz retorno. Aqui vale analisar não apenas o retorno em vendas, mas também o número de pessoas que curtem e interagem com o seu conteúdo. Essa parte pode ser a mais demorada para definir, uma vez que depende do comportamento do consumidor nesses canais.


🔍 Analisado os canais com melhor desempenho, é hora de avaliar e pensar como esses canais podem trazer resultados ainda melhores para as vendas.


📍 Exemplos de ações aplicáveis

  • No site, por exemplo, é possível inserir todas as palavras- chave do negócio com um estratégia de SEO. Se site contém um blog, além de trabalhar o SEO, os textos devem ter qualidade e contribuir com a estratégia.

  • Nas redes sociais, otimizar o conteúdo se adequando aos format os da plataforma permite que cada vez mais pessoas sejam alcançadas.


Estudar e entender como as pessoas agem nos canais digitais e o que elas buscam resolver lá é fundamental para traçar um plano escalável. Assim é possível investir em soluções adequadas para cada etapa da sua empresa.



Não perca as oportunidades que o digital pode trazer para o seu negócio! Entre em contato e trace o seu plano de ação.




13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo